- Este evento já decorreu.
Raridades da Nossa Biblioteca
A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe mais uma “Raridade da nossa Biblioteca”, que estará patente ao público na vitrine da Sala de Leitura da BPARJJG durante o mês de outubro de 2022.
A obra selecionada é um exemplar da brochura de autoria de Alfredo de Escragnolle Taunay, “A Provincia de Goyas na Exposição Nacional de 1875”, publicada no Rio de Janeiro, em 1876.
Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay, primeiro e único visconde de Taunay (Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1843 — Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1899) foi um engenheiro militar, político, escritor, músico, professor, historiador e sociólogo brasileiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a Cadeira n.° 13, e é o patrono da Cadeira n.° 17 da Academia Brasileira de Música.
As grandes exposições oitocentistas originaram-se de uma tradição francesa de promoção de feiras da indústria no país a cada cinco anos, desde 1798. No entanto, a exposição londrina de 1851 marcara a proeminência industrial, económica e política mundial da Grã-Bretanha, já que esses eventos congregavam todos os campos da atividade agrícola, industrial e das belas-artes. No Brasil, a 4.º Exposição Nacional de 1875 foi o evento que visou preparar a participação do país na Exposição Internacional da Philadelphia, nos Estados Unidos, a ter lugar em 1876.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt