- Este evento já decorreu.
Raridades da Nossa Biblioteca
A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe mais “Raridade da nossa Biblioteca”, que estará patente ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de fevereiro de 2023.
“De l’esprit” é um ensaio de Claude-Adrien Helvétius publicado, sem menção ao nome do autor, a 27 de julho de 1758, em Paris, por Laurent Durand. Por defender uma moralidade utilitária e a igualdade natural do homem, a obra causou escândalo, sendo objeto de uma veemente campanha de imprensa e da condenação pela faculdade de Teologia da Sorbonne. Como resultado, Helvétius assustou-se e fez uma humilhante retratação das teses que defendera, perdeu a sua posição no Tribunal e exilou-se voluntariamente no seu Castelo de Voré. A suspensão de licença de publicação foi confirmada pelo Parlamento de Paris a 23 de janeiro de 1759; o ensaio foi colocado no “Index Librorum Prohibitorum” pelo Papa Clemente XIII e queimado publicamente num auto-de-fé a 31 de janeiro.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt