Autor: Manuel Sílvio Alves Conde | Susana Serpa Silva
Editora: Nova Gráfica
Sinopse:
Fundado o Instituto Universitário dos Açores, em 1976, Carlos Cordeiro ingressou no curso de História e Ciências Sociais, integrando o grupo dos primeiros licenciados que vieram a ser formados na então Universidade dos Açores. Após a realização do estágio integrado na Escola Secundária Antero de Quental, entre 1981 e 1986 foi professor de História nas Escolas Secundárias da Lagoa e Domingos Rebelo.
Pelas altas classificações que obteve no decurso da licenciatura, em 1986 recebeu o convite do então director do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais, Professor Doutor José Enes, para ingressar na Universidade dos Açores como assistente convidado. Em 1990 viria a prestar Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e em 1998 defendeu a tese de doutoramento em História Contemporânea, intitulada Nacionalismo, Regionalismo e Autoritarismo, nos Açores, durante a I República. Em 2005 concretizou as suas provas públicas de agregação.
Ao longo de 27 anos de carreira, leccionou inúmeras disciplinas no âmbito da História Contemporânea, História dos Açores e Relações Internacionais e colaborou com universidades continentais e estrangeiras. Desempenhou ainda diversos cargos na academia açoriana, entre eles o de director do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais e o de secretário e director do Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégica (CERIE).
É investigador do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX), da Universidade de Coimbra e conta com vários livros publicados, a par de inúmeros artigos em dicionários, actas e revistas da especialidade.