Autor: Pe. Xavier Madruga
Editora: Núcleo Cultural da Horta
Sinopse:
“Pelas notícias, que têm chegado à nossa Redacção, sabemos do entusiasmo com que são recebidos as interessantíssimas “Cartas da América” que o nosso ilustre Director, Rev. Sr. Pe. Xavier Madruga está escrevendo, daquele grande País, para O DEVER. A imprensa açoriana até tem acolhido com simpatia essas “Cartas”, transcrevendo algumas. Ainda agora “Açores”, brilhante diário micaelense, quis ter a gentileza, que agradecemos, de transcrever em sua edição de 6 de Março, a “Carta da América com o subtítulo “Os portugueses nos Estados Unidos”.
A par duma actividade verdadeiramente extraordinária, distribuída por “missões”, confissões. pregação, conferências e artigos para a imprensa luso-americana, o nosso querido Director Sr. Padre Madruga não esquece o seu jornal. Para ele são já dezenas de “Cartas” que da América nos envia. Com elevada competência de jornalista, que sabe ver e sentir, são focados os múltiplos aspectos culturais, sociais, económicos e políticos dos Estados Unidos. Nessas admiráveis crónicas de viagem, mais uma vez o seu ilustre autor revela as várias facetas do seu brilhante e culto espírito.
Aproveitando este ensejo, queremos prestar, aqui, modesta mas sentida homenagem, publicando a sua fotografia. É uma “tradição” que o Sr. Padre Madruga não nos perdoará, mas que entendemos dever prestar nesta ocasião em que, provavelmente ele se prepara para abandonar a Califórnia de regresso à querida terra lajense. Aí viveu horas altas dum dos maiores monumentos da sua vida de jornalista, de português, de padre católico, de estudioso insatisfeito que é. Recebeu, por isso, as mais inequívocas provas de estima e de grande admiração da nossa numerosa colónia açoriana que, sabemos, com pesar vê sair da América um grande amigo. A todas essas provas de estima e de admiração nos associamos com a singela homenagem que, ao querido e ilustre amigo, pretendemos hoje prestar.”
ERMELINDO ÁVILA, in O Dever, 20.09.1947