Skip

A Menina que desenhava corações

Sinopse do livro

A menina que desenhava corações fala sobre uma menina que vivia com os avós e que, por ainda não frequentar a escola, não sabia ler nem escrever nem contar. Passava a maior parte do tempo sentada num jardim a observar tudo o que por ali se passava. Certo dia, vê um pintor a pintar um coração. Curiosa e perguntou-lhe: “De quem é este coração que estás a pintar? É para ofereceres a alguém?”. O Pintor ficou surpreendido com a pergunta e respondeu-lhe: “- Este coração pertence a quem o souber preencher”. Ao ver que estava curiosa, o Pintor desafiou a menina a pintar um coração. E assim começou a grande viagem pelo mundo dos corações.
O Pintor ensinou-a a misturar as cores para fazer nascer novas cores e, depois desta lição básica, a menina ganhou coragem e desenhou toda a magia que lhe saía do coração. Desenhou um coração com uma flor para que esta crescesse com muito amor. Desenhou um coração com um abraço para que todos pudessem sentir a magia do seu aconchego. Desenhou um coração com uma árvore para que este tivesse raízes fortes e durasse muito tempo. Desenhou um sol para poder iluminar todas as cores do mundo. Desenhou um vaso com terra para que todos conhecessem a importância do acto de semear, regar, cuidar e fazer nascer a natureza, … entre muitos outros corações.
Depois desta viagem pela imensidão de corações, a menina desenhou um simples coração, tal como o pintor tinha feito no início, e ofereceu-lho para que ele guardasse naquele coração tudo o que não queria perder. A menina foi-se embora levando todo o material que o pintor lhe ofereceu, mas não disse o seu nome. Daí chamar-se a menina que desenhava corações.
Nesta estória, é valorizada a TERNURA que há em cada um de nós.