- Este evento já decorreu.
Exposição – “50 Obras Censuradas”
No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove a exposição “50 Obras Censuradas”, que ficará patente, a partir de 23 de abril, na Sala de Exposições, onde poderão ser encontrados alguns dos títulos que foram objeto de censura de 1933 a 1974.
Acusadas de serem imorais, dissolutas, pornográficas, atentatórias contra a religião do Estado, antissociais, subversivas, comunistas, anarquistas ou revolucionárias, as obras visadas pela Censura abrangiam áreas tão diversas como as Artes Plásticas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Literatura, Economia, Educação, Música, Religião, entre outras. Os censores proibiram, nomeadamente, obras de cunho marxista-leninista, erótico ou de educação sexual e, nas décadas de 1940 e 1950, a literatura neorrealista.
Como em épocas mais remotas da história do país, a ação da censura teve impacto significativo na manutenção das ideias conservadoras, com reflexos negativos no desenvolvimento do panorama intelectual e das mentalidades no país, o que se refletiu não apenas no campo político, mas também no económico e social.
Na presente exposição destacam-se obras selecionadas em nosso espólio, de natureza diversa, cerceadas em sua liberdade de expressão naquele período. Trata-se de livros proibidos pelo Estado Novo, que vão desde o romance à poesia ou à política, clássicos nacionais e estrangeiros. Pretende-se alimentar uma consciência coletiva de cidadania, bem como não deixar cair no esquecimento tudo o que implicou conquistar a liberdade.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt