Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Volta aos Açores em Quinze Dias. Diário de bordo de uma viagem para (não) esquecer” de José Pedro Castanheira

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove no dia 15 de dezembro, às 18h, a apresentação do livro “Volta aos Açores em Quinze Dias. Diário de bordo de uma viagem para (não) esquecer” de José Pedro Castanheira, que ficará a cargo de Victor Rui Dores.

No passado mês de maio, cinco amigos fizeram-se ao mar num pequeno veleiro com o objetivo de visitar sete das nove ilhas dos Açores. Cuidadosamente preparada há dois anos, a viagem foi marcada por fatores imparáveis: uma forte e imprevista tempestade e a súbita emergência da Covid-19, a que acresceram outras aventuras e desventuras. Um dos tripulantes, o jornalista José Pedro Castanheira, foi escrevendo um diário de bordo, que ao final do dia despachava por email para um grupo de familiares e amigos. Assim nasceu o livro “Volta aos Açores em Quinze Dias. Diário de bordo de uma viagem para (não) esquecer”, inspirado na literatura de viagens e em alguns cronistas da saga dos Descobrimentos. Editado pela Tinta-da-china, tem prefácio de Onésimo Teotónio Almeida.

José Pedro Castanheira (Lisboa, 1952) é licenciado em Economia e pós-graduado em Jornalismo, exercendo funções como jornalista desde 1974. Foi jornalista e chefe de redação do diário “A Luta”, coordenou um gabinete de grande reportagem e investigação no semanário “O Jornal” e integrou durante 28 anos os quadros do semanário “Expresso”, de que foi repórter principal. Tem-se dedicado à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, em particular sobre a história recente de Portugal e das ex-colónias. Ganhou alguns dos mais prestigiados galardões de jornalismo atribuídos em Portugal e é autor de mais de uma dezena de livros.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

Detalhes

Data:
15 Dezembro, 2022
Categoria de Evento: