Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação “História do Crucifixo”

A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, irá promover no próximo dia 4 de março, às 18h, em seu Auditório, a apresentação “História do Crucifixo”, pela Dra. Catarina Janeiro.

Nascida no Porto e criada pela Serra do Marão, Catarina Janeiro é doutoranda e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Foi AAHM Grant 2022, sendo a única representante portuguesa naquele que é o maior evento internacional de História da Medicina. Integrou a escola de Verão da International Society of History of Medicine (ISHM), tendo como tutor Jacalyn Duffin (Hannah Chair de História da Medicina na Queen’s University, Canadá). É revisora convidada da revista Social Medicine (Elsevier). Escreve pontualmente no Jornal Universitário do Porto. Atualmente está a desenvolver os projetos: “De Saia e Bisturi – As cirurgiãs do Hospital de São João no século XX”, no Serviço de Arquivo do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), sob a alçada de Fernanda Gonçalves e “Medical Art X-Ray” no Museu Nacional Soares dos Reis, sob a direção de António Ponte. É médica da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM); colabora com o Serviço de Urgência Polivalente Adultos do Centro Hospitalar Universitário de São João e com o Serviço Regional de Saúde dos Açores. Rendida às serras e às gentes da região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, trabalha semanalmente no Hospital de Amarante, onde inusitadamente retrata a lápis os rostos dos doentes e das dores que ali se cruzam. Coordena o espaço “Albergaria” que dá apoio médico gratuito mensal em Celorico de Basto (Baixo Tâmega). Acredita categoricamente que só́ a História e a Arte poderão salvar o mundo.
Em paralelo à apresentação, estará patente no “foyer” do Auditório uma pequena mostra de peças alusivas ao tema, pertencentes ao acervo do Museu da Horta.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

Detalhes

Data:
4 Março
Hora:
18:00 - 19:00
Categoria de Evento:

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Telefone:
292 202 550
Email:
bpar.horta.info@azores.gov.pt

Local

Auditório da BPARJJG
Rua Walter Bensaúde, 14
Horta, 9900-142
+ Mapa do Google
Telefone:
292 202 550