- Este evento já decorreu.
Documento Histórico e Raridades da Nossa Biblioteca
A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na rúbrica “Raridades da Nossa Biblioteca”, no mês de julho apresenta como raridade a obra “Historia do futuro: livro anteprimeyro (…)” de autoria do Padre António Vieira (S.J.), publicada em Lisboa. em 1718, e como documento histórico o “Livro do tombo dos foros da Ilha do Fayal”.
Nesta obra, Vieira apresenta o primeiro relato utópico escrito em português, no qual procura reviver o mito milenar e messiânico do Quinto Império, um império cristão e português que domina o mundo, sucedendo aos quatro famosos impérios da antiguidade clássica: o assírio, o persa, o grego e o romano.
Este texto inacabado é, na verdade, a primeira parte de uma obra mais ampla. É composto por 12 capítulos: 3 versando acerca da “questão da história do futuro”; 5 que desenvolvem os seus diferentes usos; e, finalmente, 4 sobre a verdade da história do futuro.
O “Livro do tombo”, pertencente à coleção Thiers de Lemos em nosso arquivo, constitui um registo dos foros que eram recebidos pelos religiosos da Companhia de Jesus, e que transitavam para o fisco real.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt