Skip
A carregar Eventos

Exposição “50 Pedras pela Liberdade”

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove a exposição 50 Pedras pela Liberdade – A Revolução passa pela calçada, de Ernesto Matos & os Amigos, que estará patente ao público na Sala de Exposições da instituição de 20 de junho a 16 de julho.

Neste projeto, sobre a memória dos 50 anos de liberdade política após a Revolução de Abril de 1974, há o intuito de trazer a pedra da calçada como elemento perpetuador de uma data. A calçada, aqui, uma vez mais serve de suporte, onde cada um dos participantes se expressou de forma livre, como que um erguer de braços numa manifestação, um grito solto ou ainda a criação de asas que permitam o libertar da gravidade.
Diálogos marcados em pedras, que se espera perdurarem ainda mais no tempo, matéria-prima que no passado fez erguer montanhas, unir civilizações, libertar povos e nações, num espaço que é o berço destas pedras e de nós próprios. Numa vertente de inclusão, foi convidada uma pessoa invisual, para desta forma exprimir-se à sua maneira e assim poder manifestar os seus sentimentos através de uma pedra, das mesmas que se expressam sob a sua bengala nos caminhos diariamente percorridos.
Ernesto Matos nasceu em Lisboa, em 1964. Licenciado em Design Gráfico e doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde defendeu a tese “A Calçada Artística à Portuguesa no Estado Novo: Políticas culturais e urbanas entre 1926 e 1974”.
Ao longo dos anos tem vindo a fazer uma abordagem ao tema cultural da calçada artística, onde tem trabalhado na investigação sobre as origens e desenvolvimento destes empedrados, bem como num levantamento a nível mundial dos pavimentos executados com pedra e técnicas portuguesas, resultando já na publicação de vários livros, coleções de postais, selos, textos e tendo ainda efetuado palestras e exposições em alguns locais do mundo.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

Detalhes

Início:
20 Junho
Fim:
16 Julho
Categoria de Evento:

Organizador

Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça
Telefone:
292 202 550
Email:
bpar.horta.info@azores.gov.pt

Local

Sala de Exposições da BPARJJG
Rua Walter Bensaúde, 14
Horta, 9900-142
+ Mapa do Google
Telefone:
292 202 550