- Este evento já decorreu.
Raridade e Documento Histórico do Mês
A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de maio de 2024.
No âmbito das comemorações do Divino Espírito Santo, o documento histórico selecionado é uma fotografia a cores, de autoria do fotógrafo Bernt Eichhorn, registando a bênção das rosquilhas das festas do Espírito Santo da Madalena do Pico (3.ª feira do Espírito Santo) pertencente à coleção de fotografias do autor em depósito em nosso arquivo.
No mesmo contexto, a raridade apresentada é um exemplar da obra “Em defeza própria: a Verdade”, do escritor açoriano José Silveira Nunes (Angra do Heroísmo, 1898). Nela, o autor tenta repor a verdade sobre um protesto acusatório efetuado por residentes no Brasil e Estados Unidos da América, numa polémica em torno do império do Espírito Santo da freguesia da Piedade, no concelho das Lajes do Pico, na ilha do Pico, erguido com recurso ao corte de álamos, o que não foi bem aceite pela população.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt