- Este evento já decorreu.
Raridade e Documento Histórico do Mês
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, expõe o “Documento Histórico” e a “Raridade” do Mês, que estarão patentes ao público na vitrine da Sala de Leitura durante o mês de junho de 2024.
No âmbito do dia 10 de Junho, em que celebramos atualmente o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o documento histórico selecionado em nosso Arquivo é o programa de uma récita a 5 de junho de 1880, no então “Theatro União Faialense”, destinado ao levantamento de fundos para a realização dos festejos comemorativos do tricentenário de Camões. A efeméride fora instituída por Decreto Real de D. Luís I como “Dia de Festa Nacional e de Grande Gala” para comemorar, apenas naquele ano, os 300 anos da hipotética data de falecimento do poeta Luís Vaz de Camões, 10 de junho de 1580. Entre outras, a récita faialense compreendeu a declamação de um trecho de “Os Lusíadas” pelo professor, escritor e jornalista hortense, Manuel Zerbone Jr.
No mesmo contexto, a raridade apresentada é um exemplar das “Obras de Luiz de Camões precedidas de um ensaio biographico no qual se relatam alguns factos não conhecidos da sua vida pelo visconde de Juromenha” (vol. IV)”, dado à estampa em Lisboa em 1865, existente em nossa biblioteca. João António de Lemos Pereira de Lacerda, 2.º visconde de Juromenha, foi um historiador e investigador português.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt