- Este evento já decorreu.
Raridades da Nossa Biblioteca – março
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na rúbrica “Raridades da Nossa Biblioteca” apresenta a “Chorographia geral dos Açores” (Lisboa, 1889) é uma obra de autoria de Alberto Telles (1840-1923), que a justificou: “De não haver presentemente uma chorographia do archipelago açoriano nasceu o pensamento de compor este livro (…)”
Alberto Teles de Utra Machado (Angra do Heroísmo, 24 de janeiro de 1840 – Oeiras, 12 de janeiro de 1923) foi um jurista, escritor, publicista e político.
Nascido no seio de uma família originária da cidade da Horta, no Faial, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1863. Nos tempos de estudante foi amigo próximo de Antero de Quental.
Foi sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, afirmando-se como um literato entre a elite lisboeta da época, com obra em boa parte dispersa por periódicos, entre os quais “O Occidente”, “República das Letras”, “A Ilustração Portugueza”, “Archivo Pitoresco”, “Esmeralda Atlântica”, “O Mundo” e “Arte & Vida”. Traduziu autores de grande notoriedade na época, entre os quais Théophile Gautier e Lord Byron. Colaborou com o banqueiro filantropo Júlio de Andrade, membro abastado da burguesia de Lisboa e um dos fundadores da Sociedade Protectora dos Animais, na produção de obras destinadas a serem distribuídas gratuitamente pelas escolas.
Apesar de ter saído jovem dos Açores, produziu trabalhos sobre história insular e foi autor desta corografia do arquipélago, que alcançou sucesso.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt