Skip
A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Raridades da Nossa Biblioteca – abril

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na rúbrica “Raridades da Nossa Biblioteca” apresenta um exemplar da primeira edição da “Historia das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta” (Horta, 1871). A folha de rosto complementa: “Desde a época do seu descobrimento até á presente comprovada com documentos authenticos, extrahidos das repartições publicas, e commentada com as opiniões dos historiadores açorianos e algumas do auctor. Em trez volumes. Por Antonio Lorenço da Silveira Macedo, professor de philosophia racional e moral, e mathematica elementar no Lyceu Nacional do mesmo Districto.”

 

A obra é a primeira dedicada integralmente à ilha do Faial. Nela, o autor aborda a história das ilhas que, no século XIX, formavam o distrito da Horta – Faial, Pico, Flores e Corvo -, desde a época do seu descobrimento até ao momento da sua publicação, em 1871, recorrendo a extensas pesquisas nos arquivos dos Açores e na Torre do Tombo em Lisboa.

 

O volume I descreve a história das ilhas, desde o seu descobrimento até 1820; o volume II prossegue a narrativa até ao momento da publicação da obra; o volume III contém estudos sobre a geografia, a demografia, as populações, assim como a descrição das freguesias, da administração pública e local, dos monumentos e edifícios públicos, as relações nominais das principais autoridades e notas biográficas dos naturais das quatro ilhas que se distinguiram na literatura e na história. O volume I inclui a transcrição de 108 documentos históricos nas páginas 339 a 571, o volume II inclui 121 documentos nas páginas 380 a 649 e o volume III inclui 35 documentos nas páginas 148 a 294.

 

António Lourenço da Silveira Macedo (Horta, 11 de setembro de 1818 – Horta, 18 de dezembro de 1891), foi um professor liceal, historiador e político português.

 

Iniciou a carreira como professor régio da cadeira de Latim nas Lajes do Pico. Posteriormente integrou o quadro do Liceu da Horta como professor, tendo exercido os cargos de secretário, bibliotecário e, por fim, de reitor. Ao mesmo tempo, desempenhou diversas outras funções tais como a de Procurador à Junta Geral do Distrito da Horta e membro da Comissão Administrativa do Porto Artificial da Horta e da Comissão de Agricultura, onde se destacou pela luta contra a filoxera que, à época, arruinava as vinhas do Pico. Publicou inúmeros artigos na imprensa e foi editor do Grémio Literário Fayalense, periódico publicado entre 1880 e 1884, onde assinou a rubrica “Fayalenses distinctos”. Além da História das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta é autor de muitas obras didáticas para uso dos seus alunos e de um tratado sobre Agricultura publicado em 1880.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt

Detalhes

Início:
11 Abril, 2022
Fim:
9 Maio, 2022
Categoria de Evento: