Autor: Alejandro Reyes
Editora: Oficina do Livro
Sinopse:
No dia em que se conhecem, Maria Aparecida e Betinho, duas crianças de rua em Salvador da Bahia, tornam-se inseparáveis. Vítimas de abusos por parte dos pais, fazem do Cine Roma a sua casa, e da amizade que os une, um antídoto para combater a dura realidade de quem vive a fugir em permanência de um mundo ameaçador.
Os dois amigos vão crescendo no ambiente de violência das ruas até que um dia os seus caminhos se separam. Betinho vai para o Rio de Janeiro com um namorado e Maria Aparecida, magoada pelo abandono do amigo fica a viver numa igreja abandonada onde Rafael, um beato francês, acolhe crianças sem lar.Um dia Betinho decide regressar, encontrando a sua amiga de sempre muito diferente da que conhecera, e de novo a vida lhes nega uma oportunidade. De volta à rua, Maria Aparecida começara a prostituir-se, conhecera Creuza e descera ainda mais rumo ao inferno. Esqueceu a esperança, virou as costas à vida.
Mas pode haver ainda uma oportunidade. Entre mágoas e abraços, lágrimas e amores proibidos, Betinho e Maria Aparecida insistem na procura da felicidade, tentando de todas as formas que ninguém retire aos dois companheiros de solidão a única coisa que ainda os faz viver: a esperança.
A Rainha do Cine Roma é um retrato da vida real no submundo, é um história singular sobre duas crianças que nunca desistiram de sonhar que podiam ser amadas.