Autor: Nélida Piñon
Editora: Círculo de Leitores
Sinopse:
Tal como Simbad, Nélida Pinõn é uma marinheira moderna, com numerosas e fantásticas aventuras para contar sobre as suas viagens geográficas, literárias ou existenciais à volta do mundo.
Como boa navegante, Nélida sempre teve como porto seguro a família, os afetos, o Brasil e as cidades imaginárias.
Neste pungente livro de memórias, presta uma homenagem aos pais, às origens galegas e descreve os seus anos de formação como escritora e mulher. Mais do que uma cronologia da sua vida, estamos perante uma narrativa profunda e envolvente na qual as lembranças surgem como um jorro de memória afetiva, sem preocupação com os factos.
Uma trajetória íntima que nos leva da primeira infância no bairro carioca da Vila Isabel aos passeios com o avô Daniel, figura muito importante na sua vida, ou à primeira viagem à terra natal dos pais, quando escala um uro e percebe que o mundo é muito maior do que pensava e pode abarcar até um oceano. A menina, que se transformaria numa das maiores escritoras do mundo, já estava tomada pelo desejo de uma vida sem fronteiras: «Viajo pelo mundo e ele é uma faixa de terra cercada de água e memórias.»
Naveguemos, pois, com Nélida por este mar de memórias e emocionemo-nos com as histórias que esta extraordinária escritora tem para nos contar.