Skip

MEMÓRIA E IDENTIDADE INSULAR

Autor: Duarte Nuno Chaves

Editora: CHAM

Sinopse:

O imaginário histórico-cultural do mundo insular alimenta-se, em grande parte, de memórias comuns que constroem a sua identidade singular e coletiva. Resgatá-las e interpretá-las foi o desafio proposto aos autores dos textos que compõem esta obra. A partir de duas matrizes da alma do povo – a Religião e a Festa – que abrem caminho para o desenvolvimento do Turismo, motor da vida económica deste mundo das ilhas, estabelecemos diálogos entre várias áreas do saber – a História, a Etnografia, a Arte, a Literatura, o Património e a Religião.

Estão inscritos, nesses artigos, elementos da identidade dos Açores e da Madeira, o seu modo de viver dentro e fora dos seus espaços insulares, com a consciência de que o viver ilhéu se reveste ora de encantamento, ora de maldição, num (des) equilíbrio constante entre a terra e o mar. São olhares sobre a religião e as formas insulares de a viver; são igrejas e imagens que se revestem de sentidos que ultrapassam o sagrado; é a secularização de bens e de rituais que se tornam objetos de consumo abrem portas para o Turismo; são as festividades religiosas que se transformam em arraiais e fazem mover a economia.

Estes estudos têm as ilhas dentro. Preservar o seu acervo cultural e artístico é, pois ativar as memórias e sedimentar as identidades.