Autor: Kazuo Ishiguro
Editora: Gradiva
Sinopse:
Tudo se passa há muitos, muitos anos, num local de fronteiras bem diferentes das actuais e marcado por grandes extensões de solo árido. Num sítio assim, nesse tempo longínquo, vivia um casal de idosos, Axl e Beatrice, que um dia decidiu ter chegado a hora de procurar o filho que há muito não via e do qual pouco se recordava.
Previsivelmente, a viagem teria os seus perigos. Mas, afinal, esta acabou por proporcionar muito mais do que isso. Uma amnésia colectiva parecia ter-se instalado na região, como uma névoa que descera sobre a terra para fazer esquecer parcialmente o passado. Assim, a viagem de Axl e Beatrice revela-se um regresso à lembrança. E esta nem sempre deixa um rasto feliz.
Por vezes selvagem, por vezes misteriosa, sempre intensamente comovedora, esta história luminosa sobre o esquecimento e o poder da memória tem espaço para sonho e dura realidade, cavaleiros do rei Artur e monges, ogres e dragões. O Gigante Enterrado é um romance de mestre, com um desfecho surpreendente que deixará um nó na garganta durante muito tempo.
De Ishiguro é possível esperar o inesperado e este romance é disso prova.