- Este evento já decorreu.
Palestra ” A açoriana autonomia: ponto da situação” pelo constitucionalista Arnaldo Ourique
A Direção Regional dos Assuntos Culturais, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove, no próximo dia 28 de junho, pelas 18h, em seu Auditório, a palestra “A açoriana autonomia: ponto da situação”, do conceituado constitucionalista açoriano, Dr. Arnaldo Ourique.
A sua tese sustenta que a ideia de autonomia política está desatualizada. Por essa razão propõe-se responder à questão: qual o significado da autonomia política açoriana? Afirmando que a autonomia política é autonomia legislativa, governativa, financeira, fiscal e administrativa – apenas estamos a caracterizar a autonomia política por oposição à autonomia administrativa anterior a 1976, ou à autonomia autárquica, ou à autonomia da região administrativa. Interessa ver qual é o sentido prático de autonomia política, e isso conduz-nos a dois princípios estruturais que a Região Autónoma tem como função primeira cumprir: a igualdade real entre todos os insulares, desenvolvida em conjunto pela Região Autónoma e pelo Estado, e a igualdade real entre todos os portugueses na cooperação entre o Estado e a Região Autónoma. Essa realidade constitucional obriga a um conjunto de regras funcionais fundamentais – que a Região Autónoma, nuns casos por si própria, noutros casos com o Estado, tem forçosamente de desenvolver. É esse o nosso maior desafio; mas se for cumprido, eis que finalmente a autonomia política torna-se uma realidade democrática, pois a autonomia política só o é quando efetivamente o seja na convivência da cidadania insular.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt