CRÓNICAS DO FAIAL – SOCIEDADE AMOR DA PÁTRIA
Vamos visitar esta semana uma importante instituição faialense, com mais de um século e meio de história e ação destacada na comunidade, em termos sociais, culturais e filantrópicos.
Ler mais...Vamos visitar esta semana uma importante instituição faialense, com mais de um século e meio de história e ação destacada na comunidade, em termos sociais, culturais e filantrópicos.
Ler mais...Esta semana vamos encerrar a série de apresentações acerca do património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial abordando as posições de metralhadoras erguidas à época, a partir da que se encontra na Praia do Almoxarife. Em que pese o seu interesse cultural e enquadramento paisagístico, não está…
Ler mais...Continuamos a apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial. Foi erguida no local da primitiva ermida de Nossa Senhora da Guia, demolida para o efeito e reconstruída como a conhecemos hoje. A bateria não se encontra aberta à visitação pública.
Ler mais...Hoje iremos apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta. De volta à época da Segunda Guerra Mundial convidamos a todos a revisitar a Bateria Antiaérea do Monte Carneiro, que tinha como função a defesa do porto e da cidade, em cooperação com as baterias de Artilharia de Costa…
Ler mais...Hoje iremos revisar os textos sobre o património arquitetónico militar da Horta e, esta semana vamos conhecer melhor o único Monumento Nacional nos Açores: o Forte de Santa Cruz.
Ler mais...Esta semana vamos visitar outro vetusto solar na cidade da Horta, que remonta a meados do século XVIII:
Ler mais...Esta semana vamos aos Correios… edifício da segunda metade do século XX, mas cujo espaço também tem um passado a revisitar.
Ler mais...No passado dia 9 de maio, decorreu no Auditório da nossa instituição a sessão cultural “Maio, maduro Maio”, onde o grupo musical “Liberdade em Acordes” interpretou várias canções da Revolução de Abril, intercaladas pela leitura de poemas de Manuel Alegre, José Fanha e Ary dos Santos, nas vozes de Conceição…
Ler mais...No passado dia 17 de maio, a Biblioteca Infantil deu lugar à leitura do conto “A Princesa do Saco de Papel”, através do projeto Dias Contados, realizado pela Susana Oliveira e Sara Bettencourt. Realizada com o uso de um teatro de papel, ou kamishibai, esta história, da autoria de Robert…
Ler mais...Esta semana vamos rever algumas notas sobre um tema muito caro aos faialenses registando, como de hábito, algumas sugestões de leitura para os interessados: a presença dos cabos telegráficos submarinos na Horta.
Ler mais...