CRÓNICAS DO FAIAL – BATERIA DE COSTA DA ESPALAMACA
Esta semana vamos visitar uma posição de artilharia que defendeu a Baía de Horta e seu porto há oito décadas e conhecer um pouco mais a seu respeito…
Esta semana vamos visitar uma posição de artilharia que defendeu a Baía de Horta e seu porto há oito décadas e conhecer um pouco mais a seu respeito…
Hoje vamos recordar a história da Casa ou Palacete do Pilar, hoje em ruínas, mas que, em seu auge, foi uma das edificações mais ricas e belas da Horta.
Esta semana recuperamos um curioso registo histórico em torno da Ermida do Pilar, que envolve uma disputa e uma denúncia, e que, graças à mobilização civil, acabou por chegar a bom termo.
Diante do interesse despertado pela apresentação da semana passada, vamos complementá-la hoje com a do Sismo de 31 de agosto de 1926 e algumas imagens do mesmo aqui no Faial.
Esta semana vamos abordar um assunto que está nos media no Continente e recordar o nosso Sismo de 9 de julho de 1998.
Hoje, convidamos a todos a uma visita a um importante (e encantador) espaço desta ilha, para conhecê-lo melhor: o seu Jardim Botânico. Já lhe fez uma visita?
O Porto Pim conserva a sua antiga linha de fortificações, uma das atrações mais “instagramáveis” da cidade e da ilha. Hoje vamos visitá-las e conhecê-las um pouco melhor.
Aproxima-se o dia do Voto do Senhor Santo Cristo, celebrado anual e solenemente pela Câmara Municipal da Horta, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Praia do Almoxarife. Vamos visitar, assim, a partir de hoje, esse templo e sua antiga e venerável tradição local.
Hoje vamos visitar outra antiga instalação baleeira na Ilha do Faial – a Fábrica da Baleia de Porto Pim. Sob a responsabilidade do Observatório do Mar dos Açores (OMA), a sua exposição encontra-se renovada, constituindo-se não apenas num polo museológico dedicado ao tema, mas numa dinâmica atração cultural e turística.
Hoje vamos visitar outra antiga fortificação da baía da Horta, outrora importante, há muito em abandono, e que poderá voltar a ter peso em termos de Turismo Militar, na oferta de atrações da ilha: o Forte da Guia, também referido como Castelo da Greta.