CRÓNICAS DO FAIAL – SOCIEDADE AMOR DA PÁTRIA
Vamos visitar esta semana uma importante instituição faialense, com mais de um século e meio de história e ação destacada na comunidade, em termos sociais, culturais e filantrópicos.
Vamos visitar esta semana uma importante instituição faialense, com mais de um século e meio de história e ação destacada na comunidade, em termos sociais, culturais e filantrópicos.
Esta semana vamos encerrar a série de apresentações acerca do património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial abordando as posições de metralhadoras erguidas à época, a partir da que se encontra na Praia do Almoxarife. Em que pese o seu interesse cultural e enquadramento paisagístico, não está assinalada nem preparada para receber…
Continuamos a apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial. Foi erguida no local da primitiva ermida de Nossa Senhora da Guia, demolida para o efeito e reconstruída como a conhecemos hoje. A bateria não se encontra aberta à visitação pública.
Hoje iremos apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta. De volta à época da Segunda Guerra Mundial convidamos a todos a revisitar a Bateria Antiaérea do Monte Carneiro, que tinha como função a defesa do porto e da cidade, em cooperação com as baterias de Artilharia de Costa no Monte da Guia e…
Hoje iremos revisar os textos sobre o património arquitetónico militar da Horta e, esta semana vamos conhecer melhor o único Monumento Nacional nos Açores: o Forte de Santa Cruz.
Esta semana vamos visitar outro vetusto solar na cidade da Horta, que remonta a meados do século XVIII:
Esta semana vamos aos Correios… edifício da segunda metade do século XX, mas cujo espaço também tem um passado a revisitar.
Esta semana vamos rever algumas notas sobre um tema muito caro aos faialenses registando, como de hábito, algumas sugestões de leitura para os interessados: a presença dos cabos telegráficos submarinos na Horta.
O post desta semana nesta rúbrica recupera uma antiga conversa com o nosso cronista residente, o Sr. Rui Dowling, a quem nunca será demais agradecermos o espírito de missão, acerca do que, na historiografia inglesa é chamado de “Battle of Fayal”, que conhecemos como o episódio do “General Armstrong”, conexo à narrativa sobre o canhão…
A história deste tradicional estabelecimento da Horta é sobejamente conhecida dos faialenses, intimamente que está ligada às da baía e de seu porto. Sem que a narrativa constitua novidade, enquadramos-lhe a informação do HMS Chanticleer (U05), rebatizado de Lusitânia II. Algum leitor(a) terá alguma informação ou fotografia para enriquecê-las?