CRÓNICAS DO FAIAL – QUINTA DE SÃO LOURENÇO
Após um curto recesso, aproveitado para atualizar os textos desta rúbrica (pesquisar “Crónicas do Faial” no campo de busca), vamos visitar hoje a Quinta de São Lourenço:
Após um curto recesso, aproveitado para atualizar os textos desta rúbrica (pesquisar “Crónicas do Faial” no campo de busca), vamos visitar hoje a Quinta de São Lourenço:
Em plena Semana do Mar, entre desporto, música, exposições e livros para todos os públicos, vamos recordar um local esquecido na cidade, por onde passamos todos os dias…, mas com uma bela história: o desaparecido Salão-Teatro Éden, espaço criado por uma personagem notável na nossa história: a escritora Silvina “Iracema” de Sousa.
Iniciando-se tradicional Semana do Mar, momento de grande afluxo de visitantes à cidade da Horta, vamos visitar um importante e belo local, com muita história: o desaparecido convento (depois aquartelamento militar) e Igreja de Nossa Senhora da Glória, atual Museu de Arte Sacra da Horta.
Esta semana convidamos recordar um dos antigos ícones da Horta, há muito desaparecido: o Convento da Glória, clausura de freiras concepcionistas.
Esta semana, aproveitando a exposição conjunta “Acervo em construção: incorporação e depósito de bens”, na Sala Polivalente da BPARJJG, patente até ao mês de setembro, de segunda a sexta, das 11h às 18h, vamos conhecer um pouco mais sobre o Museu da Horta, sua história e coleções.
Vamos visitar esta semana uma importante instituição faialense, com mais de um século e meio de história e ação destacada na comunidade, em termos sociais, culturais e filantrópicos.
Esta semana vamos encerrar a série de apresentações acerca do património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial abordando as posições de metralhadoras erguidas à época, a partir da que se encontra na Praia do Almoxarife. Em que pese o seu interesse cultural e enquadramento paisagístico, não está assinalada nem preparada para receber…
Continuamos a apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta durante a Segunda Guerra Mundial. Foi erguida no local da primitiva ermida de Nossa Senhora da Guia, demolida para o efeito e reconstruída como a conhecemos hoje. A bateria não se encontra aberta à visitação pública.
Hoje iremos apresentar material sobre o património arquitetónico militar da Horta. De volta à época da Segunda Guerra Mundial convidamos a todos a revisitar a Bateria Antiaérea do Monte Carneiro, que tinha como função a defesa do porto e da cidade, em cooperação com as baterias de Artilharia de Costa no Monte da Guia e…
Hoje iremos revisar os textos sobre o património arquitetónico militar da Horta e, esta semana vamos conhecer melhor o único Monumento Nacional nos Açores: o Forte de Santa Cruz.